Connect with us
robôs

Coronavírus

Coronavírus: robôs patrulham distanciamento social em Cingapura

Robôs patrulham parques e alertam por áudio que as pessoas devem manter distanciamento social e evitar aglomerações

A vida parece querer imitar a arte, mais uma vez. Assim como na série Black Mirror, onde em um dos episódios um cão robô persegue a personagem (não daremos spoilers), em Cingapura – guardadas as devidas proporções – as autoridades estão usando robõs para monitorar aglomerações nos parques públicos das cidades durante a pandemia do coronavírus. O vídeo abaixo mostra o trabalho do robô de quatro patas da empresa Boston Dynamics “trabalhando” no Parque Bishan Ang Mo Kio.

Spot é o nome do robô

Spot, ao lado do irmão maior Atlas. Dupla de peso no mundo da robótica.

O spot (ou melhor, plataforma Spot) é capaz de se locomover com suas “quatro patas” em quase qualquer terreno, abrir portas e visualizar o ambiente de forma convencional ou com sensores de laser, além de uma infinidade de outros dispositivos de acordo com a aplicação. A Boston Dynamics costuma alugar estes robôs para empresas e governos.

Spot com acessórios: câmera de alta precisão e garra para manipular itens e abrir portas. Confira outros acessórios no site.

Privacidade

Cartaz que alerta a população no parque sobre o trabalho do robô. Via Twitter.

Os responsáveis pela iniciativa afirmam que o robô apenas alerta as pessoas por áudio para que não fiquem muito próximas em parques e evitem aglomerações, apesar das inúmeras possibilidades deste equipamento (reconhecimento facial, identificação e tracking de alvos selecionados estão entre elas).

Além do Spot, um veículo autônomo e 30 drones estão monitorando parques e contando o número de pessoas que estão nas ruas e nos parques das cidades em Cingapura.

É a pandemia do coronavírus trazendo o futuro de forma acelerada. Nossa esperança é que ele não venha ao estilo Black Mirror ou que nossas vidas sejam entregues aos planos de alguma Skynet da vida real.

Veja também

Robot reminds visitors of safe distancing measures in Bishan-Ang Mo Kio Park.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dispositivo promete dispositivo promete

Dispositivo promete navegação de precisão sem gps

Tecnologia

Suocco Suocco

Suocco, o super trator da Finlândia

Máquinas Agrícolas

Google Google

Google faz homenagem aos agricultores e produtores rurais

Tecnologia

Belarus Belarus

Belarus 5022, o monstro da Bielorrússia

Máquinas Agrícolas

Advertisement
Connect
Newsletter Signup